sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Semana negra nas bolsas mundiais.

"Não seja um herói. Não tenha um ego muito grande. Questione-se sempre a si mesmo e as suas habilidades. Nunca pense que você é muito bom. O momento em que pensar. Você está morto."
                                                                                                                    
                                                                                                           Paul Tudor Jones



Depois de muita volatilidade e dias de queda acentuados nos principais índices mundiais, o Presidente Donald Trump na quinta-feira no final do dia "lançou mais uma bomba", numa declaração aos repórteres disse que existe uma grande probabilidade de o projeto de lei da Câmara não conseguir passar no Senado e que o seu governo está preparado para uma longa paralisação.

Nos Estados Unidos foi uma semana negra para os principais índices de Wall Street.
Como podem ver na tabela, as quedas situaram-se entre os 5,7% e os 8,41% no desempenho semanal.


Na Europa o cenário não foi muito diferente, os principais índices europeus também sofreram fortes desvalorizações, com o índice que agrega as 600 maiores empresas do velho continente, STOOXX 600, a perder mais de 3% no conjuntos das últimas cinco sessões. 


As Bolsas Asiáticas também acompanharam o sentimento negativo dos Estados Unidos e da Europa e os índices com maior capitalização bolsista também tiveram uma semana com desvalorizações acentuadas.

Os dois principais índices do Japão foram os que mais se destacaram pela negativa nesta semana no continente asiático ao perderem mais de 5%, com o Nikkei 225 a negociar em valores mínimos do ano. 


Os activos que valorizam com a volatilidade foram o grande destaque positivo desta semana ao terem fortes valorizações. 

Os índices que acompanham a volatilidade das principais bolsas de Wall Street subiram mais de 20%, com o índice de volatilidade do Russell 2000 a negociar em máximos de 10 meses. 





Sem comentários:

Enviar um comentário